
Zostera marina sp.
Zostera marina, é uma espécie de erva marinha que desempenha um papel crucial nos ecossistemas costeiros.
Nome Comum: Erva-marinha-comum (Eelgrass)
Nome científico: Zostera marina
Caraterísticas: Zostera marina é uma planta aquática submersa com folhas longas e em forma de fita. Forma normalmente densos prados subaquáticos.
Habitat e distribuição:
Zostera marina é uma planta marinha com flores que forma extensos prados subaquáticos em zonas costeiras pouco profundas. Encontra-se nas regiões temperadas e subárcticas do Hemisfério Norte.
Estado de Conservação & Ameaças:
O estado de conservação de Zostera marina pode variar em diferentes regiões, mas encontra-se criticamente ameaçada em Portugal, de acordo com a Lista Vermelha de Habitats da UE.
Ervas marinhas, incluindo Zostera marina, enfrentam várias ameaças, como a destruição do habitat devido ao desenvolvimento costeiro, a dragagens, a sobrepesca e a eutrofização (excesso de nutrientes). As alterações climáticas e o aumento da temperatura do mar também podem afetar a saúde das ervas marinhas.
Importância ecológica:
Os prados de ervas marinhas prestam serviços ecossistémicos importantes, nomeadamente servindo de berçários a muitas espécies de peixes e proporcionando habitat a vários organismos marinhos.
Também contribuem para a qualidade da água, estabilizando os sedimentos e atuando como sumidouros de nutrientes.





