Maricultura para o Restauro Subtidal
da Ria de Aveiro
Acrónimo: LIFE22-NAT-PT-SeaGrassRIAwild
Localização do Projeto: Aveiro, Portugal
Duração: Setembro 2023 – Agosto 2030
Orçamento: 3 426 795.91€
% de Cofinanciamento CE: 75%

DESCRIÇÃO DO PROJECTO
CONTEXTO
De acordo com a Lista Vermelha de Habitats da UE, as pradarias de ervas marinhas subtidais encontram-se criticamente ameaçados na costa atlântica europeia e em urgente necessidade de restauro. Pelo menos 30% das pradarias marinhas foram perdidas no último século, e a taxa de perda continua a aumentar. Estas perdas foram causadas sobretudo por pressões locais como urbanização, dragagens, sobrepesca ou eutrofização. A Zostera marinaavaliada como Criticamente Ameaçada pela Lista Vermelha de Habitats da UE, é atualmente a espécie de erva marinha mais ameaçada em Portugal. Este habitat desapareceu de cinco das oito localizações históricas e enfrenta o risco de extinção em território português se não forem tomadas medidas para proteger as últimas populações existentes. Na Ria de Aveiro, a presença da espécie não foi registada durante 10 anos, mas recentemente ressurgiu em pequenos núcleos intertidais, tornando este o momento ideal para implementar medidas ativas de restauro. O LIFE SeagrassRIAwild pretende dar passos decisivos para reverter o atual estado de conservação do habitat Zostera marina (habitat 1150* - Lagoas Costeiras) na área da Ria de Aveiro (sítio Natura 2000 PTCON0061), através do co-desenvolvimento de Soluções baseadas na Natureza (SbN) custo-eficientes e relevantes em termos de políticas públicas.
O projeto aborda as seguintes políticas: Diretiva Habitats da UE, através da recuperação de áreas do habitat prioritário 1150* e da implementação das atividades previstas no PAF nacional; Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030, ao procurar “assegurar que não haja deterioração nas tendências e no estado de conservação de todos os habitats e espécies protegidas até 2030"; Política Comum das Pescas, ao melhorar as condições de habitat para um elevado número de espécies de peixes marinhos e estuarinos.
OBJECTIVOS
O LIFE SeagrassRIAwild propõe uma mudança de paradigma no restauro de ervas marinhas, permitindo programas de restauro em larga escala com efeitos mínimos sobre os prados naturais existentes, através do desenvolvimento de maricultura de ervas marinhas para suprir as necessidades de plantas e sementes para o restauro, bem como pelo envolvimento social que a possibilite. Neste âmbito, o projeto seguirá uma abordagem transdisciplinar, envolvendo a academia, autoridades, agências de gestão, administração local, associações de utilizadores e cidadãos no co-desenho, priorização e implementação das ações de restauro, em larga escala e recorrendo a iniciativas de Ciência Cidadã direcionadas e adaptáveis, bem como sinergias com outras iniciativas nacionais e da UE. O LIFE SeagrassRIAwild explorará Soluções baseadas na Natureza inovadoras (NbS) para potenciar os efeitos sinérgicos dos esforços de conservação das ervas marinhas e das necessidades de gestão do sistema. Se eficazes, estas medidas poderão tornar-se um serviço/produto inovador de gestão para autoridades portuárias, marinas privadas e agências de gestão. As NbS reforçarão a sustentabilidade do projeto, apoiadas em ações de capacitação personalizadas e na infraestrutura legada, que perdurará no tempo e estará disponível para programas nacionais de restauro. Neste sentido, o SeagrassRIAwild enquadra-se nos seguintes objetivos específicos:
- Desenvolver um fórum de stakeholders, que atuará como Comunidade de Prática;
- Desenvolver uma maricultura robusta de Zostera marina como fonte para ações de restauração;
- Otimizar os processos de viveiro (colheita, maturação, armazenamento, germinação e seleção genética) para apoiar ações de restauro;
- Desenvolver um programa de rewilding de ervas marinhas à escala do sistema;
- Monitorizar e avaliar a recuperação dos Serviços dos Ecossistemas;
- Desenvolver um quadro de educação ambiental e formação;
- Garantir a sustentabilidade das ações.





